Agora que você já sabe oração subordinada substantiva subjetiva, vamos prosseguir, estudando as predicativas.
A oração subordinada substantiva predicativa, que chamaremos apenas oração predicativa, é aquela que funciona como predicativo do sujeito, portanto há sujeito na oração principal. O verbo da oração principal será sempre de ligação. Veja os exemplos:
O ideal é / que nos tornemos amigos. O ideal é isso. O ideal é sujeito; é, verbo de ligação, e isso é predicativo do sujeito. Então, a oração é predicativa.
O fato é / que ando decepcionada com suas atitudes pueris. O fato é isso. O fato é sujeito; é, verbo de ligação, e isso é predicativo do sujeito. Então, a oração é predicativa.
O certo seria / que não nos ativéssemos a bens materiais. O certo seria isso. O certo é sujeito; seria, verbo de ligação, e isso é predicativo do sujeito. Então, a oração é predicativa.
Minha vontade é / que você ache fáceis os exemplos. Minha vontade é isso. Minha vontade é sujeito; é, verbo de ligação, e isso é predicativo do sujeito. Então, a oração é predicativa.
O lógico será / que ele procure os canais competentes para a reivindicação. O lógico será isso. O lógico é sujeito; será, verbo de ligação, e isso é predicativo do sujeito. Então, a oração é predicativa.
É interessante que você observe que a oração predicativa é muito parecida com a subjetiva, quando a oração principal da subjetiva tiver verbo de ligação. Veja:
O ideal é / que nos tornemos amigos. Predicativa É ideal / que nos tornemos amigos. Subjetiva
O fato é / que ando decepcionada com suas atitudes pueris. Predicativa É fato / que ando decepcionada com suas atitudes pueris. Subjetiva
O certo seria / que não nos ativéssemos a bens materiais. Predicativa Seria certo / que não nos ativéssemos a bens materiais. Subjetivo
O lógico será / que ele procure os canais competentes para a reivindicação. Predicativa Será lógico / que ele procure os canais competentes para a reivindicação. Subjetiva
É só ficar atento: se houver sujeito na oração principal, a subordinada não poderá ser subjetiva.
Veremos, no próximo informativo, as orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Não se impressione com o tamanho do nome.